Apelidadas de “ilhas dos deuses” pelos Romanos, as Ilhas Cíes são um pequeno arquipélago pertencente ao Parque Nacional das Ilhas Atlânticas, que apresenta uma paisagem paradisíaca com uma flora verdejante e exuberante, bem como, praias de água cristalina.
Situado na foz da ria de Vigo, na costa da Galiza (Espanha), este arquipélago é composto por 3 ilhas, nomeadamente Monteagudo (ilha Norte), O Faro (ilha do Meio) e San Martiño (ilha Sul).
A Tripr, plataforma que divulga e compara viagens e trips de ecoturismo, promove uma viagem às Ilhas Cíes.
Como visitar as Ilhas Cíes
Este arquipélago é O DESTINO DO VERÃO, sendo que só o podemos visitar especificamente durante esta altura!
As ilhas Cíes são um escape à realidade mundana, isoladas da sociedade e do caos do dia-a-dia. Ficam a uma viagem de carro de 4 horas a partir do Porto, pelo que é ideal para aproveitarmos uma escapadela durante um fim de semana prolongado.
Ao longo dos meses de verão partem ferries diariamente a partir de Vigo para duas das três ilhas. À exceção da Ilha de San Martiño, que só é acessível de barco privado, as Ilhas Cíes de Monteagudo e O Faro são de fácil acesso via ferries.
Contudo, embora haja bastantes transportes disponíveis, ficar nas ilhas Cíes poderá não ser um processo assim tão simples.
Este destino é tão disputado que todos os verões o parque de campismo local, o único alojamento disponível no arquipélago com uma lotação máxima de 600 pessoas, recebe centenas de pedidos, pelo que convém fazer uma reserva do espaço com pelo menos 30 dias de antecedência.
Podemos aproveitar a nossa estadia neste belo arquipélago para estarmos em contacto com a natureza e ter alguma paz e sossego de que tanto precisamos.
A melhor praia do mundo é nas Ilhas Cíes!
Há um total de 9 praias nas ilhas Cíes que podemos visitar, sendo que a praia de Rodas, galardoada com o título de melhor praia do mundo em 2007 pelo “The Guardian”, é a que costuma ter mais visitantes.
Praia de Rodas: mais de 1 km de comprimento e 60 m de largura de finas areias formam este areal impressionante que une as ilhas de Monteagudo e O Faro, com um sistema dunar e a Lagoa dos Nenos, ideal para passar o dia em família. Está ao lado do cais do Porto de Rodas, por isso apenas terá de caminhar um pouco para passar um dia na praia. Tem serviços de apoio. Não é à toa que é a praia mais visitada das Ilhas Cíes!
Para além da Praia de Rodas, podemos ainda desfrutar das restantes 8 praias, que são:
- Praia de Bólo
- Praia de Areiña e Praia de Muxieiro
- Praia de Figueiras
- Praia de Nosa Señora
- Praia da Cantareira
- Praia de Margaridas
- Praia de San Martiño
Outras ilhas da costa espanhola merecedoras de uma visita
Para além das magníficas Ilhas Cíes, podemos ainda visitar ao longo do norte da costa espanhola bastantes outras ilhas quase tão esplendorosas quanto o arquipélago de que temos vindo a falar.
Ilha de Ons
A Ilha de Ons faz parte de um pequeno arquipélago que é formado por ilhas e ilhéus que se encontram à entrada da ria de Pontevedra.
Pela sua riqueza natural e paisagística, Ons promete aos visitantes um excelente passeio num ambiente altamente protegido para desfrutar ao máximo do que os rodeia.
Esta também possui características sociais, históricas e etnográficas, que junto com a sua arquitetura popular e a sua excelente gastronomia, tornam-na numa ilha extremamente apelativa.
Ilha de Cortegada
A ilha de Cortegada, situado na província de Pontevedra, tem uma extensão de 5 hectares e uma superfície de 2,5 quilómetros quadrados com algumas praias e duas pequenas colinas de pouco mais de 20 metros de altura, cobertas por uma abundante flora, sendo conhecida por apresentar a maior floresta de loureiros da Península Ibérica.
A ilha oferece duas rotas circulares, muito fáceis de seguir, que darão a conhecer as riquezas que este tesouro natural encerra.
Tanto a Ilha de Ons como a Ilha de Cortegada, tal como as Ilhas Cíes, pertencem ao Paque Nacional das Ilhas da Galiza.
A Tripr analisa e promove diversas agências de turismo que oferecem condições adequadas de segurança e garantem a melhor experiência possível para quem viaja.
No link a seguir poderá comparar as melhores viagens de ecoturismo entre as diferentes agências. Para estar a par de futuras oportunidades para viajar com a Tripr entre no grupo de meetup.