Candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, Aveiro tem muitas razões para eventualmente ser, em 2027, uma das duas cidades anfitriãs das iniciativas culturais que decorrem no âmbito do Programa Capital Europeia da Cultura por de facto oferecer imensos recursos naturais, culturais, gastronómicos e religiosos.
O anúncio da cidade vencedora só será em 2023 mas, se é um(a) viajante que neste momento quer conhecer lugares interessantes, este artigo irá convencê-lo(a) a visitar o que há de único nesta cidade costeira localizada no Centro de Portugal.
Apelidada como a Veneza Portuguesa, Aveiro fica aproximadamente a 260 km de Lisboa e a 70 km do Porto. Devido à sua característica geográfica, Aveiro é uma cidade plana tornando-a num local turístico ideal para, durante alguns dias, ter a oportunidade de passear a pé, andar de bicicleta ou nas embarcações típicas da Ria de Aveiro.
Aveiro: A Veneza Portuguesa: A Ria e o “Vai e Vem” dos Moliceiros
A Ria de Aveiro tem aproximadamente 50 km de comprimento e percorre várias cidades da região centro (Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Ovar e Vagos) e é uma das principais atrações turísticas da cidade de Aveiro. Foi à sua volta que a vida e trabalho dos Aveirenses se desenvolveu e que continua até aos dias de hoje.
Na cidade de Aveiro, existe a possibilidade de se circular pelos diferentes canais urbanos que compõem a Ria e apreciar as suas margens dentro de um Moliceiro, uma embarcação originalmente utilizada para a apanha do moliço (uma espécie de planta aquática).
Ao longo da margem do canal Central no centro histórico de Aveiro, existem diversos operadores turísticos que proporcionam belos passeios guiados até ao Lago da Fonte Nova, ao Bairro dos Pescadores, ao dique junto à eclusa do Canal das Pirâmides, passando pelas mais emblemáticas pontes (Ponte dos Carcavelos, Ponte dos Laços da Amizade, Ponte dos Botirões ou Ponte Pedonal Circular) e por alguns dos edifícios históricos da cidade (Museu da Cidade, Assembleia Municipal de Aveiro e o Centro Cultural e de Congresso de Aveiro).
Costa Nova e as Casas de Riscas
Do outro lado da margem do canal central da cidade de Aveiro, na Rua Clube dos Galitos há uma paragem da Transdev onde se pode apanhar o autocarro para a Costa Nova do Prado, mais conhecida por Costa Nova.
A viagem dura aproximadamente meia hora e, até chegarmos ao destino final (Costa Nova) passamos por várias localidades do município de Ílhavo. A localidade mais conhecida é a da Barra por causa do seu paredão, Farol e Ponte da Barra. O Farol da Barra é o farol mais alto de Portugal com 62 metros de altura e construído em alvenaria de pedra.
O terminal de autocarros na Costa Nova fica no final da Avenida José Estevão que é também a localização das famosas casas de riscas da Costa Nova construídas pelos pescadores no início do século XIX. Estas casas em tons de amarelo, vermelho, azul e verde eram originalmente “palheiros” e antigos armazéns para se guardar redes, produtos ou outros materiais de pesca.
Salinas e Spa Salínico
A 1,3 km do centro histórico de Aveiro está a Marinha da Noeirinha que tem mais de 200 anos de história e promove visitas guiadas com o intuito de divulgar a cultura de produção de sal artesanal de elevada qualidade na região de Aveiro.
O ponto de encontro é na loja museu da Marinha e a visita decorre no exterior na zona de produção de sal. Durante a visita, os participantes têm a oportunidade de ouvir a história e tradição da Noeirinha, conhecerem alguns factos acerca da produção de sal e simultaneamente observar algumas das espécies de aves existentes em Aveiro.
Além destas visitas guiadas e do aluguer de Barcos Casa 100% ecológicos, a Marinha da Noeirinha criou uma zona de SPA Salínico. Como referido no site da Marinha da Noeirinha o “sal tem poderes cicatrizantes e antissépticos, pois o sódio presente nele elimina as toxinas do organismo e ajuda até a aliviar sintomas de artrite”. Por um valor simbólico, adultos e crianças podem experimentar este SPA muito bem integrado na marinha e sentir a pele macia após várias esfoliações do sal diretamente no corpo.
Pedalar a custo zero explorando Arte Nova
A BUGA – Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro – é gratuita e disponibilizada pelo município de Aveiro. O público interessado pode requisitar, dentro do horário permitido, uma bicicleta na loja BUGA (junto ao Mercado Manuel Firmino) mediante a entrega do seu documento de identificação.
Usufruindo desta alternativa ecológica pode-se percorrer, de uma ponta à outra, os principais pontos turísticos nas ruas do centro histórico de Aveiro (Antiga Estação de Comboios, Teatro Aveirense, Capela de S. Gonçalinho, Sé de Aveiro, Museu de Aveiro / Santa Joana, Jardim do Rossio, Campus Universitário de Santiago, Mãe de Água e Parque da Cidade), descobrir mais facilmente os 28 edifícios e monumentos que fazem parte do roteiro de Arte Nova e apreciar a composição da calçada portuguesa alusiva aos 12 signos do zodíaco.
Tradição de Aveiro: Ovos Moles, o doce perfeito
Na Rua João Mendonça nº 24-25, no centro histórico da cidade de Aveiro (em frente ao canal Central), está a Casa dos Ovos Moles, um edifício cor-de-rosa estilo Arte Nova que vende o doce mais procurado da região – os Ovos Moles.
A receita desta famosa iguaria da gastronomia portuguesa nasceu no Convento de Jesus de Aveiro, o atual Museu de Aveiro/Santa Joana.
Reza a história que, no século XVI, muitos dos produtos agrícolas doados a instituições religiosas, nomeadamente ovos e açúcar, eram aproveitados para medicamentos (açúcar) ou para engomar os hábitos das freiras (claras dos ovos). Das gemas que sobravam, as freiras começaram a adicionar açúcar de forma a que as gemas tivessem maior durabilidade. Ao longo dos séculos, esta mistura doce foi-se aperfeiçoando e mais tarde introduzida em formas de hóstia alusivas a peixes, búzios e conchas.
A confecção dos Ovos Moles dura 3 dias, só leva água, açúcar e gemas de ovos e é um produto reconhecido pela União Europeia com Indicação Geográfica Protegida.
TRIPS, VIAGENS E EXCURSÕES PARA AVEIRO
O Tripr monitora diversas agências de ecoturismo em Portugal e caso tenha interesse em viajar para este destino, registe-se para ser avisado das trips mais baratas para a Região de Aveiro !
Gosta de viagens, trilhas ou de vivências diferentes? Conheça os melhores destinos em Portugal e fora do país e receba os nossos alertas de viagens no nosso grupo do meetup!
Texto por: Inês Correia