Fonte: DIvulgação do Festival / Câmara de Marvão
Nos dias 30 de setembro a 2 de Outubro terá lugar na vila de Marvão o Festival Islâmico Al Mossassa, onde poderá regressar ao passado e vivenciar um fim de semana como se estivesse no século IX.
Ao caminhar pela vila encontrará diversos artesãos a trabalhar ao vivo, mercadores, cuspidores de fogo, músicos, bailarinas, encantadores de serpentes, saltimbancos, domadores de aves de rapina, duelos com cavaleiros armados e muito muito mais!
A Tripr, plataforma que divulga e compara viagens e trips culturais, promove uma visita ao Marvão enquanto este festival está a decorrer para que possa usufruir deste evento.
Sobre o Festival Al Mossassa
O festival islâmico Al Mossassa, que vai na 15ª edição, celebra a fundação de Marvão bem como Ibn Marwan, figura do Islão peninsular e fundador desta vila histórica do Alto Alentejo.
Ao longo do decorrer deste ilustre festival é dinamizada uma vasta panóplia de atividades lúdicas e tradicionais, promovidas pela autarquia local, para que os participantes se possam sentir imergidos nesta experiência cultural e estar em contacto com os costumes do passado.
O Mercado das Três Culturas do festival Al Mossassa
Outro destaque deste festival é o tradicional “Mercado das Três Culturas”, uma reconstituição do ambiente de um mercado típico da época que marca os legados islâmico, judaico e cristão composto por dezenas de pontos de venda.
No recinto poderá encontrar gastronomia, chás e ervas medicinais de fazer recuar no tempo, uma exposição permanente de aves e passeios de burro.
Esta é uma oportunidade única para encontrar um vasto leque de produtos e objetos relacionados com o Islão e a sua cultura.
Outras Atrações da Vila de Marvão
Para além das festividades locais que celebram as suas origens, esta pérola do Alentejo tem muita mais para oferecer. Desde paisagens soberbas até iguarias locais, há de tudo um pouco para os diferentes entusiastas de viagens.
Ao passear pelo interior das muralhas da vila vai deparar-se com vários pontos de interesse, entre os quais:
- a Casa da Cultura, que contém a Torre do Relógio
- a Igreja de Santa Maria, convertida no Museu Municipal de Marvão
- a Cisterna, que recebe concertos memoráveis (principalmente durante o Festival Internacional de Música)
- a Igreja de São Tiago, em estilo gótico
- e a Igreja do Espírito Santo, em estilo renascentista
Fora das muralhas aconselhamos uma visita:
- ao pequeno convento gótico de Nossa Senhora da Estrela
- às antas e menires de Marvão, datados do Neolítico
- às Caleiras de Escusa que testemunham o ofício do fabrico da cal
- a Ammaia, ruínas de uma cidade romana
- à estação ferroviária de Marvão (desativada)
- à Serra de São Mamede, património natural com uma fauna diversa e uma flora exuberante
Se gosta de experienciar a gastronomia dos locais que visita a vila de Marvão tem vários pratos típicos com os quais se pode deliciar, entre os quais:
- Gaspacho Alentejano
- Sopa de cação
- Açorda Alentejana
- Migas
- Sericaia (sobremesa típica)
É de facto inevitável não se sentir tentado a visitar esta ilustre vila portuguesa e a presenciar o festival Al Mossassa, repleto de atividades e dinamismo cultural, que representa um marco tão importante na história de Marvão.
A entrada no festival é gratuita e conta com cerca de 4 a 10 mil participantes em cada edição. Junte-se à Tripr nesta viagem para o festival Al Mossassa pelo Alto Alentejo!
A Tripr analisa e promove diversas agências de turismo que oferecem condições adequadas de segurança e garantem a melhor experiência possível para quem viaja.
No link a seguir poderá comparar as melhores viagens de ecoturismo entre as diferentes agências. Para estar a par de futuras oportunidades para viajar com a Tripr entre no grupo de meetup.